segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Corinthians: Uma Nação sem limites!




Nesses 102 anos de existência o Corinthians foi precursor de vários feitos dignos de registros históricos. Um time que como tantos outros nasceram de um sonho de um pequeno grupo de abnegados. Que passou por dificuldades como ter uma sede, um fardamento ou até mesmo uma bola. Mas um time que nasceu com um diferencial. O poder de trazer consigo a paixão das pessoas. Pessoas em sua maioria de classes menos abastadas. Por isso o Corinthians sempre foi tido como o time do povo. Das várzeas da Paulicéia, mais especificamente do bairro do Bom Retiro, de uma pequena sede nas esquinas da José Paulino com a Cônego Martins, ao campo na região da Ponte das Bandeiras, passando pelo Parque São Jorge, pelo Centro de Treinamento Joaquim Grava e chegando logo mais a Arena Corinthians, até mesmo a elite aderiu a essa paixão. Hoje autoridades, que ocuparam cargos como presidentes da República, governadores, prefeitos, ministros, desembargadores, juízes de direito e empresários se orgulham e dizem como os mais simples: AQUI É CORINTHIANS!

Nesse pouco mais de um século de vida temos inúmeras vitórias. Vitórias em todos os esportes. O Corinthians é campeão de tudo que se possa imaginar. Basta uma visita ao nosso memorial para ver taças do Basquete, do Remo, do Boxe, da Peteca, do Tamboréu, da Bocha, da Natação, Futebol Americano e, repito, de tudo o que se possa imaginar.

Os últimos anos foram marcados por mais conquistas. Conquistas especiais, mas que não foram diferentes de tantas outras dos primórdios da nossa história, como os três tricampeonatos paulistas, como a Copa do Mundo de Caracas, na Venezuela --- que poderia ser considerada como o primeiro Mundial da nossa história --- os paulistas do IV Centenário, de 1977, de 1988 (centenário da abolição); o brasileiro de 1990, o primeiro dos cinco que temos, com o jogo final também num 16 de dezembro. Essas vitórias recentes tem um valor especial porque o Corinthians iniciou uma nova trajetória desde 2007, ano em que foi rebaixado à segunda divisão. 

Um movimento popular como o que ocorreu em 1969, ano do surgimento da Gaviões, que encerrou um longo modelo administrativo que culminava com a falta de títulos; só que esse de agora, o de 2008; também encerrou outro longe modelo administrativo, mas ao contrário do primeiro, até com muitas conquistas: exatamente 13 títulos, entre os quais um Mundial. Mas a torcida, o povo, os sócios do Corinthians queriam mais que títulos, queriam um clube aberto, um Corinthians Transparente e Renovado. E isso não há como negar começou a acontecer, e com essa nova metodologia, o Corinthians avançou anos luz à frente de outros grandes clubes brasileiros. As novas vitórias foram consequências, pois quando se chega à uma final as chances são 50% para cada. E no futebol sabemos, até quando um time é muito superior ao adversário nem assim o resultado pode ser favas contatas. O futebol é mágico, pois é a única modalidade esportiva em que o mais fraco pode vencer o mais forte.

Bem, nos últimos anos vieram Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores (INVICTA) e o Bi Mundial. Então, se na área administrativa caminhamos para a evolução, a democracia, nas conquistas não há o que dizer apenas comemorar. Comemorar e muito!

E então eu pergunto: qual é o limite dessa Nação chamada Corinthians?

Num momento em que ainda estamos extasiados por tudo que aconteceu nessa vitoria do Mundial, o título, a nova INVASÃO CORINTHIANA, que muitos não acreditavam pudesse acontecer, eu me volto para um sonho, para uma visão futurista, e volto a apertar a mesma tecla: A TECLA DA EDUCAÇÃO!
Continuo acreditando que o Corinthians tem um compromisso enorme com a melhora da nossa sociedade. Continuo esperando que as pessoas que estão e as que vão chegar ao clube a partir de agora deveriam pensar nessa palavra com mais profundidade: EDUCAÇÃO.

Falo da Escola de Formação de Cidadãos Corinthianos. É a ideia da construção de um parque educacional dentro das dependências do Parque São Jorge. Essa escola atenderia todos os sócios, esportistas que defendem o clube nas mais diversas categorias.

As vitórias não dão muitas alegrias, mas também escondem algumas deficiências. Vejam: o período anterior a 2007 durou 13 anos e não foi encerrado antes porque os títulos cegaram os olhos de todos.

Hoje, mesmo diante das vitórias precisamos aprender a enxergar. E eu. Particularmente, olho para essa ideia. E o por que bato tanto nessa tecla e vivo falando com o presidente, com os vices, com os diretos em geral? Porque como sócio, como pessoa que acompanha há anos as categorias de base do futebol e de outros esportes, mas em especial o futebol, sei o quanto o clube deixou de fazer por inúmeros atletas que vestiram sua camisa nessas categorias.

Ouve um tempo em que a educação sequer era exigida pela legislação esportiva. E aí foi pior ainda. O que falo é de inúmeros atletas que foram retirados de suas famílias, muitos de outros estados, de rincões do norte e nordeste e que vieram para o Corinthians com a esperança de se tornar um craque da bola. O tempo passou e no tédio das concentrações nada era feito além de descanso e brincadeiras. O tempo passou e muitos, mas muitos um dia receberam a noticia de quem não mais teriam utilidade para o Corinthians. Não há um estudo que mostre a realidade desses números, nem no Corinthians, nem no futebol brasileiro.

Hoje a Lei Pelé obriga os clubes a acompanharem a formação educacional dos jogadores. Mas digo, o que ocorre é um paliativo, um faz de conta. Pois os atletas são matriculados em escolas públicas ou em alguns casos em particulares, mas a cobrança está longe da ideal. Temos sim no Corinthians uma assistente social que se esforça, que tenta e dá o máximo de si nesse sentido, fazendo até o papel de mãe de muitos jogadores. Mas repito: é pouco!

O Corinthians deveria assumir esse compromisso que tem com a sociedade, com o povo, o povo que o levou onde está e devolver essa contrapartida criando essa ESCOLA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CORINTHIANOS!

Com certeza não resolveremos o problema do país nessa área, mas faríamos e bem a nossa parte e todos aqueles que estiverem sob a nossa responsabilidade quando chegarem ao final de um ciclo, não terão as portas fechadas dentro da sociedade. Se não seguirem como atletas profissionais, ao menos seguirão como profissionais dentro de áreas ligadas ao esporte, como Educação Física, Gestão Esportiva, Marketing Esportivo, Direito Esportivo e tantas outras profissões ligadas ao esporte. Com certeza esse projeto ajudaria a transformar a sociedade e traria à marca do clube mais um fator de valorização.

Sendo assim eu diria que a partir dessa realização a NAÇÃO CORINTHIANA JAMAIS TERIA LIMITES!

Ernesto Teixeira – A voz da Fiel
Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); suplente a conselheiro do Corinthians; idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão;

Formado em Gestão Desportiva e de Lazer pela Faculdade Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário