terça-feira, 16 de outubro de 2012

Corinthians deve ser o Brasil contra a Argentina


Por uma questão de coerência e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deveria convidar o Corinthians para representar o Brasil no jogo contra a Argentina em 21 de novembro em La Bombonera, na decisão do Superclássico das Américas de 2012.

A CBF agradaria as principais equipes brasileiras que neste período estarão decidindo o título do campeonato nacional e vaga para a Libertadores 2013, vagas para a Sulamericana 2013 e com certeza decidindo ainda os que irão para a série B. Já o Corinthians, após chegar aos 43 pontos, na 30ª rodada, atingiu a “zona de conforto”, já está classificado para a Libertadores 2013 e no final do ano participa do Mundial da Fifa, no Japão.

Assim, a CBF se isentaria de criticas de seus filiados, uma vez que ninguém teria qualquer jogador importante retirado justamente na hora da onça beber água, não concorrendo a qualquer sorte como uma contusão por exemplo. Já o Corinthians teria um importante jogo preparatório para a decisão do Mundial. A data do dia 21, prevista para o jogo contra a Argentina, fica próxima às datas das três últimas rodadas do brasileirão, 18 e 25 de novembro e 02 de dezembro.

Outros argumentos para inibir o que por ventura pensem pequeno é o atual estágio do Corinthians, é o campeão brasileiro de 2011, o campeão Brasileiro de 2012 e mesmo sem almejar o título do brasileiro de 2012 está entre sete primeiros colocados.

Mas e o Corinthians no Brasileiro nesse período? Obviamente que o técnico Tite e sua comissão técnica poderiam escalar aqueles jogadores que já jogaram em outras partidas dessa mesma competição, como por exemplo no primeiro turno, quando o “time reserva” venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Pacaembu.

Lembrando que para o jogo contra a Argentina só podem ser convocados jogadores que atuam no Brasil, o mesmo ocorre do lado adversário apenas sendo relacionados os que disputam o campeonato Argentino.

Fica aí a dica ao presidente da CBF, José Maria Marin, assim como ao diretor de seleções Andres Sanchez.

Clubes e seleções regionais que vestiram a camisa canarinho

Dentre todos, apenas Atlético Mineiro, Corinthians, e Palmeiras foram as únicas equipes a representarem (vestirem) a camisa da Seleção Brasileira principal.

- Em 1956, a Seleção Gaúcha representou o Brasil nos Jogos Panamericanos, realizado no México, e tornou-se campeão.

- O Palmeiras vestiu a camisa Amarela do Brasil em um amistoso contra a Seleção do Uruguai no dia 07 de setembro de 1965 e venceu por 3x0 (gols de Germano, Rinaldo e Tupãzinho).

- O Corinthians representou o Brasil em um jogo contra o Arsenal da Inglaterra, em Londres, jogando de camisas Azuis, no dia 20 de novembro de 1965 e perdeu por 2x0.
Foto.: Blog Consulado do Timão

- No final de 1968, o Galo representou a Seleção Brasileira em jogo contra a Iugoslávia, e venceu por 3 x 2, conseguindo uma grande virada após levar dois gols no começo da partida.

- Em 1984 o Internacional teve os 11 jogadores titulares representando a Seleção nas Olimpíadas dos Estados Unidos, trazendo a medalha de Prata. Mas, para essa competição também foram convocados, entre outros, o goleiro Ronaldo do Corinthians.

Nota: A FIFA não reconhece os jogos contra clubes e seleções regionais como oficiais.

Fontes:

http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_selecao_brasileira.html
http://bdfbrasilespecial.blogspot.com.br/2006/10/1965-o-palmeiras-brasil.html




Ernesto Teixeira – A voz da Fiel

Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); suplente a conselheiro do Corinthians; idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão;
Formado em Gestão Desportiva e de Lazer pela Faculdade Drummond

Um comentário:

  1. Belo texto !

    Parabéns Ernesto.

    Mauro Amaral
    http://pensandosobrefutebol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir