sexta-feira, 4 de maio de 2012

GOL DE MURO, o torcedor bate a cara na parede!



É a nova ação de marketing, envolvendo a história do clube, lançada pela patrocinadora dos uniformes: a Nike.

O projeto consiste em colocar através de pinturas em um muro dentro do CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico, os 12 principais gols da história corinthiana!

O primeiro homenageado, não poderia deixar de ser, até por questões mercadológicas, é o eterno garoto propaganda da empresa americana, o fenômeno, Ronaldo Nazário. O gol escolhido foi o que ele fez em seu segundo jogo pelo timão em 08 de março de 2009, o de empate contra o Palmeiras, de cabeça, aos 47 do segundo tempo, em Presidente Prudente, que culminou na queda do alambrado, durante a comemoração do craque com a Fiel. Aliás, esse gol, também rendeu ao maior artilheiro de todas as copas uma placa no estádio Presidente José Farah.

A escolha das 11 obras que completarão o projeto ficará por conta da vontade e do conhecimento dos jogadores do elenco profissional, pelo menos 10 delas. Já a torcida, aquela que até por definição, tem em seu papel a obrigação de acompanhar e conhecer a história do clube terá o direito de indicar um gol.

Bem, eu votarei no gol do Basílio, na final de 1977, uma vez que terei direito a apenas uma indicação.




E você, qual gol escolherá para ilustrar o espaço cultural no CT do Corinthians?

Mas estou curioso mesmo é para saber quais os gols que os jogadores do Corinthians vão escolher? Será que eles conhecem mesmo a história do Timão, pesquisam, leem, comentam e se informam? Será que naqueles fones gigantes que eles carregam nos ouvidos quando descem do ônibus rumo aos vestiários tá rolando ali alguma narração da história do timão ou mesmo um grito de gol na voz do pai da matéria Osmar Santos ou José Silvério, ou ainda um saudoso Fiori Gigliotti? Sei não e quem souber avisa aí!

Mas vamos torcer para que eles tenham esse tino apurado e escolham, quem sabe o gol do Ruço no Maracanã, na semifinal do brasileiro de 1976; o do Palhinha, de cara, na primeira partida da final do paulista de 1977; o do Índio, de pênalti, na final do Mundial de 2000, no Maracanã.

Se alguém achar estranho o do Índio eu explico. Naquele time cheio de feras ele era considerado o mais limitado. Mas eu não me lembro de nenhuma falha gritante dele, como a do Moacir na Libertadores de 2010, o pênalti cometido contra o Flamengo, por exemplo. Índio, o humilde, o guerreiro, não hesitou na hora em que Osvaldo Oliveira perguntou quem participaria para primeira sessão de penalidades máximas contra o Vasco.

Mas a sorte está lançada! Qual o seu gol?



Ernesto Teixeira – A voz da Fiel

Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão.

2 comentários:

  1. Vai ser osso duro a escolha dos gols pelo elenco, pois tem jogador que nem sabia que temos um título mundial. Deixando a maioria das escolhas com o elenco, nós vamos é bater com a cara no muro. Abraços. E pode me chamar de vovó, sem constrangimentos.

    ResponderExcluir
  2. Pô! Muito legal a matéria. É sempre bom relembrar gols marcantes do SCCP.

    O gol que elejo não foi marcante pela importância do jogo, nem por ter decidido um campeonato. Foi, sim, por ter sido contra o mais freguês dos nossos rivais, na casa deles, e por um ídolo da fiel torcida: Marcelinho Carioca, no paulista de 96, contra o San7os.

    Saudações corinthianas! Ricardo Moura. @ricardo_xis

    ResponderExcluir