terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jackson Nascimento, uma aula de gratidão e amor ao Timão!

Ontem tive a felicidade de estar na escuta da reprise do programa 101 anos de História, da Rádio Coringão, da qual me orgulho de fazer parte. Digo que tive a felicidade porque ouvi a entrevista com um jogador que atuou pelo Timão nos anos de 1951 e 1952, quando o Corinthians tornou-se bicampeão paulista após nove anos sem títulos. Estou falando de Jackson Nascimento, nascido em 24 de agosto de 1924, portanto na próxima sexta-feira ele estará completando mais um ano de vida.

Chamou a minha atenção na entrevista cedida ao Filipe Gonçalves e ao Maurício Sabará a maneira pura como o Jackson Nascimento falou do Corinthians em sua vida, da sua vontade de estar na inauguração do nosso estádio, as histórias, os amigos e mais ainda, a visão sobre o futebol como um todo, reconhecendo que nem tudo é alegria nesse mundo mágico da bola.

Jackson, que confesso, não conhecia antes dessa entrevista, mesmo sendo da Memória Corinthiana, nos deixa uma pérola que desde já peço aos produtores da nossa Rádio Coringão disponibilizem em nosso portal para que muitos outros possam ter acesso a essa pérola do corinthianismo. O hoje advogado, se não me falha a memória, procurador de justiça do estado do Paraná, fala de como foi “descoberto” pelo Corinthians, de passagens ao lado de Carborne e Mário, o Louco! Segundo o Jackson, que atuou como meia, o Mário era um driblador e que dizia que não gostava de fazer gols. Imaginem!!! Diz a lenda que em um determinado dia o Mário driblou toda a linha do time adversário e quando chegou em frente a linha do gol ao invés de colocar a bola pro fundo das redes, voltou driblando todo mundo novamente!!!

Jackson ganha ainda mais importância nos dias de hoje, pois segundo levantamento dos apresentadores do 101 anos de história, após o passamento de boa parte dos jogadores que atuaram na década de 50, em especial os da conquista do IV Centenário, passou a ser o ex-jogador mais velho, ainda vivo, que atuou pelo Corinthians. Jackson, repito, completará 88 anos no dia 24 de agosto, lúcido e empolgado!

Em vários momentos de sua entrevista o grande Jackson deixa claro sua paixão também pelo Atlético Paranaense e cita um fato, comum para nós que acompanhamos o futebol, mas que para ele foi encarado como uma exceção, a negativa de poder adentrar ao vestiário do Corinthians quando o time esteve se apresentando em território paranaense no final do ano passado. Disse ele ao segurança: “chame algum diretor, sou o Jackson Nascimento, joguei no Corinthians em 51 e 52, só quero dar um abraço nos diretores”. Obviamente o segurança não atendeu o seu pedido e duvido que se tivesse, também algum diretor se lembrasse de sua passagem no Corinthians. Mas esse é um problema que um dia vamos conseguir equacionar e dar o devido valor a quem ajudou a construir essa história.

Vou propor ao clube que convide o Sr. Jackson Nascimento para estar no Corinthians durante as comemorações do próximo aniversário, no dia 1º de setembro. Com certeza ele se orgulhará e ainda poderá ilustrar vários programas de televisão contando a sua história e relatando o seu amor pelo Corinthians, assim como faz na bela entrevista ao 101 anos de história da nossa genuína RÁDIO CORINGÃO!

Parabéns Jackson Nascimento, parabéns Filipe Gonçalves e Maurício Sabará.



Ernesto Teixeira – A voz da Fiel

Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); suplente a conselheiro do Corinthians; idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão;

Formado em Gestão Desportiva e de Lazer pela Faculdade Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário