quinta-feira, 26 de abril de 2012

1ª Missa, engraxate e goleiros!



Hoje 26 de abril de 2012 algumas datas são comemoradas. Nas redes sociais e nos programas esportivos da televisão muito ouvi falar do dia do goleiro. Mas hoje também comemoramos a primeira missa rezada em solo brasileiro feita pelo frade Henrique de Coimbra em 1500, um domingo, e descrita por Pero Vaz de Caminha em carta ao rei de Portugal Dom Manuel, dando conta da chegada ao Brasil, então terra de Vera Cruz. A cena se transformou numa das principais obras do pintor Victor Meirelles, em 1860.



Mas me chamou a atenção mesmo nesta data para a comemoração do dia do engraxate. Profissão valorizada e muito mais rentável antes do surgimento dos tênis. Mas que ainda hoje existe e resiste, estando diretamente ligada à vida dos craques do futebol mundial. Afinal na rouparia, onde ficam as chuteiras e os uniformes dos clubes é que encontramos os mordomos que ainda hoje atuam como engraxates cuidando dos calçados daqueles que vão nos dar alegrias nos campos de futebol.



Entre a religião, a profissão e o esporte, a missa, o engraxate e o goleiro, que no início do futebol como todas as outras posições também não era remunerado, por isso a utilização do termo esporte na trilogia das datas comemoradas nesse 26 de abril.



No campo das curiosidades ilustrando o dia festivo convoco um dos fundadores do Corinthians, Rafael Perrone, que não era exatamente engraxate, mas sapateiro e então com certeza também entre suas atribuições havia a de polir e lustrar os calçados dos frequentadores do Bom Retiro nos idos de 1900.



Numa rápida navegada pela internet confesso que não encontrei entre as centenas de jogadores que já vestiram a camisa alvinegra algum outro que tenha exercido tal profissão; mas digo que encontrei a história do Pelé, que teve a arte de passar graxa, como seu primeiro emprego --- logo ele, que dentro do futebol, só foi superado pela grandeza da torcida do Corinthians.



Outro que revi e agora uma curiosidade ainda maior, pois além de engraxate, também foi goleiro, e dos bons, que teve sua estreia em 05 de maio de 1976, no Mineirão, contra o Corinthians, foi o argentino Ortiz, que nasceu em Santa Fé, cidade onde o Corinthians firmou uma parceria recentemente para a revelação de novos Teves, Messis ou Maradonas!



Também foi engraxate o excelente ponta direita dos anos 60 e 70, de ingrata lembrança para nós Corinthianos, por conta da decisão do brasileirão de 76, no Beira Rio, Waldomiro Franco, do Internacional de Porto Alegre e da Seleção Brasileira. Ele também foi engraxate!



Mais um que descobri que foi engraxate e grande goleiro foi o Aílton Correa Arruda, o Manga, nascido em 26 de abril de 1937, justificando assim a escolha desse dia para homenagear todos os que abraçaram essa árdua profissão de pegador de bolas. Manga jogou até os 40 e tralalá. Era bom mesmo, eu vi!



Mas para finalizar o texto e para homenagear os meus goleiros, aqueles que defenderam o meu amado Corinthians aí vai, aqueles que me vierem na memória apenas, sem pesquisa alguma: Cabeção, Gilmar, Ado, Tobias, Jairo, Carlos, Solito, Solitinho, Cesar, Nei, Waldir Peres, Dagoberto, Yamada, Tiago, Danilo Fernandes, Renan, Julio Cesar, Cassio, Rafael Cammarota, Rafael Barreto...



RONALDO GIOVANELI


601 JOGOS




Ernesto Teixeira – A voz da Fiel

Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário