quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Corinthiano, maloqueiro e sofredor! Mas fanáticos são os gaúchos?


Ontem quando fazia o levantamento para o material que utilizaria no jogo do Corinthians contra o Grêmio, passando pela página de notícias do adversário deparei-me com  a pesquisa onde sua torcida é considerada “a mais fanática do Brasil”. A pesquisa foi elabora pela empresa Pluri Consultoria, especializada em pesquisas no universo do futebol. Engraçado é que em segundo ficou o outro time gaúcho, o Internacional.

Gostaria de entender melhor a metodologia dessa pesquisa. Olhando friamente as duas primeiras colocações chego a imaginar que o Rio Grande do Sul quer, mais uma vez, se desgarrar da República Federativa do Brasil.

O que isso representa em números no faturamento dos clubes citados? O Corinthians, em 7º lugar na pesquisa, possui quantos produtos licenciados? Será que esses licenciados não se certificam dessas importantes informações? Estão jogando dinheiro fora investindo numa marca como a do Corinthians, uma vez que, segundo a pesquisa da Pluri a Fiel não é Fiel na hora de consumir? E as mais de 100 unidades da Rede Poderoso Timão? Estão quebrando? As franquias do Chute Inicial, escolinha de futebol para crianças e adolescentes?

Ora! Dias desses líamos que a marca do Corinthians era a mais valiosa entre os clubes brasileiros. Isso não tem relação com o consumo, com esse fanatismo financeiro, tão almejado pelos dirigentes?

Espero que alguém, especialista do ramo me ajude a compreender essa pesquisa. Ou será que ela também pode conter os vícios das pesquisas de campanhas eleitorais, onde em alguns casos, quem paga leva?


Conheça a Pluri. Segundo o site a empresa está sediada em Curitiba. Espero que não haja nenhum bairrismo nessa metodologia:
“Conheça a Pluri Consultoria
PESQUISA, ANÁLISE, CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, estes são os pilares do nosso trabalho.
Somos uma empresa situada em Curitiba que busca resultados CONCRETOS para seus clientes a partir da união das áreas de ECONOMIA, GESTÃO e MARKETING.
Nosso foco está voltado para um melhor entendimento dos mercados que propicie a maximização de RESULTADOS, por isso podemos ajudar DECISIVAMENTE nossos clientes através das seguintes ÁREAS DE ATUAÇÃO:”

Saudações Corinthianas!
Ernesto Teixeira – A voz da Fiel: Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); suplente a conselheiro do Corinthians; idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão; membro da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE).

Formado em Gestão Desportiva e de Lazer pela Faculdade Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário