segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Após 36 anos Cássio vive dia de Basílio no Morumbi


 Foto da Agencia Corinthians: Daniel Augusto         

Após 36 anos da heroica conquista do Paulista de 1977 o Corinthians volta ao Morumbi num 13 de outubro. O adversário não foi o mesmo. Desta vez não foi a Ponte Preta que estava do outro lado, mas os próprios donos do campo, o São Paulo. O jogo não valia o título, aliás, longe disso. Corinthians e São Paulo, na 28ª rodada do Brasileiro, lutam é pra fugir da zona da degola. O Corinthians por puro relaxamento e até mesmo incompetência de seus setores, da diretoria ao elenco, passando inclusive pelos torcedores, que com suas atitudes erradas fizeram o clube perder mando de jogos.
Mas neste domingo, 13 de outubro, o que estava em jogo era a tradição, a honra, um tabu, que nesse estádio já chega a 12 jogos.
O público esteve longe, bem longe daquele de 1977, que inclusive, na segunda partida da decisão, em 09 de outubro, apresentou o recorde do campeonato paulista de todos os tempos, mais de 147 mil Corinthianos! Ontem, apenas aproximadamente 55 mil, dos quais apenas três mil corinthianos, por força do regulamento, do estatuto do torcedor.
Mas esses três mil, aliados aos milhões que acompanharam a partida pela Rádio Coringão, em parceria com a Rádio Livre Gaviões e tantos outros canais de comunicação, puderam ver em campo um jogo sem muita qualidade técnica. Viram uma partida aonde os donos da casa chegaram a ter o domínio da posse de bola na maior parte do tempo. Viram jogadores com mais vontade do que técnica. Técnica que parece ter fugido dos campos brasileiros. Culpa de treinadores cagões e também de atletas limitados.
Com tudo isso contra ainda foi possível ver lances emocionantes. O Corinthians respeitando o freguês além da conta, com um time na maior parte do tempo atrás da linha da bola, em seu campo de defesa. O freguês, que sempre tem razão, por sua vez, se arriscando no ataque com mais efusivamente. Mas óbvio, até pelo placar final, com a mesma incompetência de sempre. E, por que não, também creditar um pouco desse resultado à mãozinha de São Jorge, que parece ter fincado sua lança sobre as traves corinthianas.
Quis o destino que a maior emoção da partida ficasse para os segundos finais do jogo. Quase 45 minutos do segundo tempo e o árbitro Wilson Seneme marca uma penalidade para o São Paulo.
A torcida adversária festeja e grita o nome de seu maior ídolo. E Ceni atravessa o campo para a execução do lance. Em jogo os três pontos, a vitória, a quebra do tabu e a conquista de uma posição à frente do Corinthians na tabela do campeonato. Quanta coisa numa única bola!
À torcida Corinthiana não restou outra coisa: torcer, torcer como em 1977. A bola na marca da cal. Ceni toma distância. Cassio, o herói da Libertadores e do Mundial, vai para o gol. E a cena está armada. Ceni de um lado, Cássio do outro e não duvido, ao lado dele o nosso santo padroeiro. Ceni parte pra bola, um milésimo de segundo de silencio total. Ceni caminha e Cássio não se mexe, fica parado esperando o chute do algoz. Ceni chuta e Cassio pula para o canto direito, esticasse todo e com a ponta da lança, digo dos dedos da mão direita, consegue desviar a bola, que ainda toda no pé da trave e vai pela linha de fundo, levando consigo a frustação dos anfitriões.
CAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSIIIIIOOOOOOOOO!
Cassio defendeu o pênalti e foi o nome do jogo. Sua defesa manteve o Corinthians à frente do São Paulo na tabela, manteve o tabu, agora de 12 jogos no Morumbi e deu um novo animo ao time do Corinthians.
Cassio ontem, no mesmo 13 de outubro, foi o nosso Basílio! Claro, guardadas todas as proporções, porque 1977 é algo que jamais se repetirá na história do futebol mundial. Assim como o Maracanã 1976. Mas ontem, até por sua conduta desde que chegou ao Corinthians, sem jamais ter se envolvido em qualquer polêmica e ter nos brindado com grandes atuações --- algumas falhas, isso é normal --- merece ser o nosso BASÍLIO.
Obrigado Cássio, obrigado os Heróis de Uma Conquista Inesquecível!

Deixe abaixo o seu recado para os campeões de 1977.

INVENCIBILIDADE DO TIMÃO NO MAJESTOSO EM 2013:
31/03/2013 - São Paulo 1x2 CORINTHIANS (Paulistão)
05/05/2013 - São Paulo 0x0 CORINTHIANS (Paulistão)
03/07/2013 - São Paulo 1x2 CORINTHIANS (Recopa)
17/07/2013 - CORINTHIANS 2x0 São Paulo (Recopa)
28/07/2013 - CORINTHIANS 0x0 São Paulo (Brasileirão)
13/10/2013- São Paulo 0x0 CORINTHIANS (Brasileirão)
INVENCIBILIDADE DO TIMÃO NO MORUMBI:
13/10/13- SÃO PAULO 0x0 CORINTHIANS - Brasileirão
03/07/13 SÃO PAULO 1x2 CORINTHIANS - Recopa
05/05/13 SÃO PAULO 0X0 CORINTHIANS - Paulista (Vitória do SCCP nos pênaltis)
31/03/13 SÃO PAULO 1x2 CORINTHIANS - Paulista
21/09/11 SÃO PAULO 0x0 CORINTHIANS - Brasileirão
07/09/10 SÃO PAULO 0x2 CORINTHIANS - Brasileirão
27/09/09 SÃO PAULO 1x1 CORINTHIANS - Brasileirão
19/04/09 SÃO PAULO 0x2 CORINTHIANS - Paulista
15/02/09 SÃO PAULO 1x1 CORINTHIANS - Paulista
27/01/08 SÃO PAULO 0x0 CORINTHIANS - Paulista
07/10/07 SÃO PAULO 0x1 CORINTHIANS - Brasileirão
14/07/07 CORINTHIANS 1x1 SÃO PAULO - Brasileirão
Fonte: Lancenet
Saudações Corinthianas!
Ernesto Teixeira – A voz da Fiel: Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); suplente a conselheiro do Corinthians; idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão; membro da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE).

Formado em Gestão Desportiva e de Lazer pela Faculdade Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário