quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O Pato não é pato: O Pato é...

Diante da notícia de que uma troca entre Corinthians e São Paulo envolvendo os jogadores Pato e Jadson começo a ter uma única certeza: o Pato não é o bicho que diz ser.
Aquém a trajetória de cada um dos atletas, discutível, ou até sofrível nos últimos tempos, cada um em seu clube, fica outra certeza: o erro de avaliação cometido pela diretoria de futebol e presidência do Corinthians ao trazer o Pato. Esse erro torna-se mais latente quando voltamos o pensamento para as cifras divulgadas nessa transação. R$40 milhões? E o salário e direito de imagem, quem sabe quanto é? Certamente também são valores bem acima da realidade do futebol que esse jogador apresentou no período em que está no clube.
Óbvio que o risco faz parte de qualquer transação. E manda o bom senso, não esse dos jogadores, que dá suas bolas foras e dentro, se metendo em tudo que está relacionado ao futebol, falando de esporte, segurança, economia, política e mais sei lá o que... Manda o bom senso que numa avaliação de prós e contras ficaria fácil opinar pela não vinda desse jogador, que jamais se firmou em clube algum como jogador decisivo. Tem sim um marketing pessoal muito bom, uma boa assessoria, que o leva dos campos às passarelas. Aliás, posso até dar uma sugestão para o fundo musical para sua apresentação ao novo clube, caso a transação se concretize: LUZ NA PASSARELA QUE LÁ VEM ELA!
O fato é que a situação esta posta. Pato não vingou no Corinthians. Dos jogos que vi do Jacson no São Paulo, em especial nos que narrei pela Rádio Coringão, vi no Jadson um jogador com habilidade, velocidade e inteligência. Mas ele também não deu certo no Morumbi. O por quê exatamente não sei.
Mas não posso deixar de imaginar, mesmo sem todos os subsídios, afinal a transparência tão propagada no Corinthians, desde 2008, não é tão clara assim. Ou talvez eu não vá aos canais corretos para ter informações tidas como confidenciais, sigilosas. O Pato tem um contrato longo a cumprir com o Corinthians; já o Jadson não teria vida contratual longa no clube onde está. Pelo que li, ele em poucos meses deixaria o clube e poderia ir para qualquer outro. Sinceramente não temo e não acredito que o Corinthians esteja reforçando o adversário, pois pra mim o Pato é como o Luis Fabiano, artilheiro dos gols sem importância, ou seja, fazem gols sim, mas não em decisões, aqueles que dão títulos. O Pato até bateu um pênalti contra o próprio São Paulo, mas não me lembro de outro com importância que tenha feito pelo Corinthians.
Dito isso, deixo claro que para mim o Pato não é pato. Pato é TRAÍRA!

Obs.: o traíra aí é no sentido do estelionato que ele praticou com a Fiel Torcida.

Saudações Corinthianas!

Ernesto Teixeira – A voz da Fiel: Torcedor corinthiano; sócio, intérprete e compositor da Gaviões (8.005); sócio do Corinthians (305.216); suplente a conselheiro do Corinthians; idealizador do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC); colaborador da Rádio Coringão; membro da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário